sábado, 18 de abril de 2009

Futi, primeiro carro eléctrico português a ser comercializado

O Futi, um automóvel português onde só o motor é de origem francesa, vai começar a ser comercializado ao público em Junho de 2009, sendo que as primeiras dez unidades serão vendidas em Março a uma empresa.
O automóvel de dois lugares, produzido na aldeia de Pernelhas, no distrito de Leiria, é ideal para deslocações curtas e baixas velocidades, já que não passa dos 80 quilómetros/hora, explicou à TSF o empresário António Febra, que tem como mercados-alvo Portugal e Inglaterra.

Apesar de não apresentar grandes luxos, como vidros eléctricos ou ar condicionado, o Futi é muito económico, consumindo 70 cêntimos por cada cem quilómetros.

O Futi, que custa menos de dez mil euros, funciona com baterias de gel, mas uma versão posterior, que está a ser ultimada em universidades, terá painéis solares.
Fonte: TSF (com acesso a uma entrevista)

1 comentários:

Filipe Silva disse...

É uma solução promissora, consumos baixos e autonomia para 90 km.
Penso contudo que deverá ser estudada a forma de reabastecimento destes veículos eléctricos. É um pormenor que terá de ser brevemente estudado, pois o carregamento por intermédio de cabo eléctrico obriga a se ter um espaço privado, sendo um inconveniente para várias pessoas que habitam em apartamentos sem garagem.
Ocorre-me a implementação de posto de carregamento, de domínio público com protecções e pagamento automatizado; ou um processo idêntico à troca de vasilhame nas botijas de gás em que as baterias deveriam ser padrão (para todos os veículos) com sistemas de fácil troca (remoção/inserção).

Enviar um comentário